- Museu Municipal de Vila Franca de Xira
- Exposições
- Exposições anteriores
- Exposição: “Cheias de 67”
Com o Alto Patrocínio do Presidente da República
A Exposição “Cheias de 67” mereceu o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e pretende contribuir para um melhor conhecimento da realidade política e social da Região naquela época, bem como dos acontecimentos que marcaram para sempre a História do nosso País. Será também uma oportunidade para a Autarquia Vila-franquense prestar a justa homenagem a todas as vítimas desta tragédia, em particular as do Lugar das Quintas, na Castanheira do Ribatejo, Alverca do Ribatejo e Alhandra, localidades do Município de Vila Franca de Xira que foram então particularmente atingidas.
Este é assim o resultado de um trabalho cuidado de investigação documental e de recolha de testemunhos de muitos residentes locais que irão partilhar as suas histórias e dos seus familiares, no contexto daquele que foi o pior desastre natural em Portugal, depois do terramoto de 1755. Associam-se também a este projeto diversas entidades (RTP, Fundação Calouste Gulbenkian, OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, Cruz Vermelha Portuguesa (Arquivo Histórico-Cultural), Agência Portuguesa do Ambiente, Arquivo da Defesa Nacional), através da cedência de vídeos e outros elementos documentais que se constituem como importantes contributos para a preservação da memória relativamente a estas ocorrências históricas.
"O Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, surpreendeu-me com um convite para ser curador de uma exposição que tem como objetivo homenagear a memória das vítimas das catastróficas cheias de 1967 no Ribatejo e recordar a solidariedade com aqueles que no concelho de Vila Franca de Xira perderam os seus, viram os seus bens destroçados e as vidas destruídas por uma tragédia que, sendo nacional, teve aqui o seu expoente mais dramático.
Sei avaliar a importância de quem esteve presente na tragédia, e dou valor a quem na retaguarda teve a tarefa única e difícil de planificar e organizar o socorro, prestando assistência e denunciando a um País confuso e amordaçado um desastre desta dimensão.
A cidade de Vila Franca de Xira pretende homenagear a coragem e o sacrifício dos habitantes deste concelho e ajudar a que a memória dos factos perdure e seja conhecida pelos mais jovens. Manter viva a chama da generosidade e demonstrar a capacidade de sacrifício e humildade dos ribatejanos é outro digno propósito desta iniciativa.
As imagens, as palavras e os sons, o conjunto de recortes de Imprensa, os filmes, os vídeos, os testemunhos e as fotos deixam-nos perante um trágico momento daquele que há mais de 50 anos era um pobre e triste País, revelando a realidade de um acontecimento único cujo impacto a ditadura pretendeu minimizar, já que a sua existência não podia negar."
Joaquim Letria
- Veja a Visita Virtual à Exposição "CHEIAS de 67"
- Vídeo sobre o encerramento da exposição
ENTRADA LIVRE
ABERTURA ao PÚBLICO
Terça-feira a Domingo das 14h00 às 19h00
Encerra às segundas-feiras e feriados
Edificio do Celeiro da Patriarcal, Vila Franca de Xira
Localização: Rua Luís de Camões n.º 130
GPS: 38º 57’ 12.55” N, 08º 59’ 22.40” W
Tel.: 263280350 | Email: museumunicipal@cm-vfxira.pt
Eventos relacionados
-
"Memórias da Chapelaria Porfírio"
"Memórias da Chapelaria Porfírio"
O Museu Municipal de Vila Franca de Xira tem o prazer de revelar aos seus visitantes parte do seu acervo, a coleção da icónica ...23 Jun '18 a 31 Dez '19